EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:23/09
inverno2.png

Projetos - Concluídos

Aqui você encontra os projetos já executados pelo CIRAM:

AVALIAÇÃO DE ESPÉCIES E HÍBRIDOS DE PALMÁCEAS PARA PRODUÇÃO DE PALMITO NO VALE DO ITAJAÍ E LITORAL NORTE DE SANTA CATARINA
Produção de palmáceas na UGT 6
Código: 638991

Problema:
O cultivo de palmáceas na região do Litoral Norte de Santa Catarina é de relevante interesse sócio-econômico, uma vez que a área plantada e o número de produtores envolvidos só são inferiores aos das duas principais atividades agrícolas praticadas na região - rizicultura e bananicultura. O desenvolvimento de trabalhos técnico-científicos que permitam avaliar o desempenho agronômico e econômico de cada uma das diferentes espécies produtoras de palmito adaptadas às condições edafoclimáticas do Litoral Norte e do Médio e Baixo Vale do Itajaí contribuirão para a cadeia produtiva de palmito nessas regiões.

Objetivos:
Avaliar o desempenho agronômico e estabelecer os coeficientes técnicos e econômicos de lavouras experimentais para produção de palmito das espécies Bactris gasipaes (pupunha), Archontophoenix sp. (palmeira-real-australiana), Roystonea borinquena (palmeira-imperial) e do híbrido Euterpe oleracea x Euterpe edulis (juçaí) instaladas na Estação Experimental de Itajaí e em três propriedades de agricultores inseridas nas regiões do Médio Vale do Itajaí, Baixo Vale do Itajaí e do Litoral Norte Catarinense.

Metodologia:
O presente projeto de pesquisa participativa prevê o estabelecimento e a condução das unidades de referência na Estação Experimental de Itajaí e em três propriedades agrícolas inseridas na área de abrangência da UGT 6, devendo ser priorizada uma propriedade por cada uma das três Gerências Regionais da Epagri que compõe a UGT 6 (Joinville - GRJ, Itajaí - GRI e Blumenau - GRB).Cada uma das quatro unidades de referência será avaliada como um experimento independente e os quatro experimentos seguirão o mesmo delineamento experimental: blocos completos ao acaso em esquema fatorial 4 x 2, com quatro repetições, conforme descrito por Zimmermann (2004). Serão testados quatro (4) diferentes espécies produtoras de palmito e dois (2) sistemas de cultivo: convencional e orgânico adotando-se o esquema de parcelas subdivididas.

Resultados esperados:
1 - Estabelecimento dos coeficientes técnicos e econômicos do cultivo convencional e orgânico de Archontophoenix sp. (palmeira-real-australiana) ; Roystonea borinquena (palmeira-imperial); palmeira híbrida Euterpe oleracea x Euterpe edulis (juçaí) para as regiões do Litoral Norte e Médio e Baixo Vale do Itajaí. 2-Relatório descrevendo as principais pragas de ocorrência em cultivos experimentais de palmáceas para a produção e palmito estabelecidos no Litoral Norte Catarinense e no Médio e Baixo Vale do Itajaí. 3 – Realização de um dia de campo de produção de palmáceas na UGT 6. 4- Elaboração de um boletim didático para cultivo de Archontophoenix sp. (palmeira-real-australiana); Roystonea borinquena (palmeira-imperial); palmeira híbrida Euterpe oleracea x Euterpe edulis (juçaí). 5 - Apresentação de um trabalho em evento técnico-científico.

Responsável:
Fabio Martinho Zambonim

Unidade organizacional do responsável:
CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental

Datas:
Início previsto: 01/10/2012 00:00:00
Fim previsto: 31/10/2016 00:00:00
Fim efetivo: 10/05/2018 00:00:00

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Airton Rodrigues Salerno Epagri
Alexandre Visconti EEI - Equipe de Pesquisa
Antonio Amaury Silva Junior Epagri
Eliseo Soprano Epagri
Fabio Martinho Zambonim CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Hector Silvio Haverroth GRJ - Núcleo Administrativo
Irceu Agostini Embrapa
Mauricio Cesar Silva Epagri
Nelita Fabiana Moratelli Epagri - Escritório Municipal de Blumenau
Oderlei Marcio Anschau Epagri - Escritório Municipal de Camboriú
Teresinha Catarina Heck Epagri