EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:23/09 Fim:22/12
primavera1.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Efeito do relevo e da atmosfera na insolação em Santa Catarina
Insolação
Código: 6313979

Problema:
O atlas climatológico do estado de Santa Catarina (PANDOLFO et al., 2002) apresenta a climatologia da insolação anual e mensal com os dados das estações até 1999. Entretanto, nesse estudo não foi isolado o efeito do relevo na climatologia da insolação e não foi feito um controle de qualidade dos dados. Além disso, esse estudo não apresenta a climatologia decendial que é a base de cálculo dos dados dos zoneamentos atualmente elaborados para o estado de Santa Catarina.

Objetivos:
O objetivo geral desse trabalho é estimar o efeito da atmosfera e o efeito do relevo na insolação para o estado de Santa Catarina. Os objetivos específicos são: determinar o efeito da atmosfera na insolação; determinar o efeito do relevo na insolação; estimar a insolação sem o efeito do relevo; elaborar mapas do efeito da atmosfera na insolação, do efeito do relevo na insolação e da insolação sem o efeito do relevo, numa temporalidade decendial, mensal e anual para o estado de Santa Catarina e determinar a porcentagem de cobertura de nuvens, através de imagens de satélite em Santa Catarina.

Metodologia:
Serão utilizados dados diários de insolação de trinta e oito estações meteorológicas do Estado de Santa Catarina, doze do Paraná e seis do Estado do Rio Grande do Sul, provenientes de séries históricas de períodos não uniformes. Os dados de insolação diários serão organizados e estruturados em média do total de insolação decendial e anual. O efeito da atmosfera na insolação ou índice de claridade para cada estação será calculado pela relação entre a insolação medida na estação e a insolação potencial em uma superfície de relevo. O efeito do relevo na insolação ou índice fisiográfico (If) será calculado pela relação entre a insolação potencial em uma superfície de relevo e a insolação potencial em uma superfície plana ao nível do mar. A cobertura de nuvens da área de estudo será obtida do produto máscara de nuvens - Cloud Mask (MOD35-MOD03) - em períodos decendial, mensal e anual. Será feito um estudo da relação entre a porcentagem de cobertura de nuvens e o índice de claridade.

Resultados esperados:
Serão elaborados 36 mapas de insolação potencial em superfície plana; 36 mapas de insolação potencial com relevo; 36 mapas de porcentagem de influência do relevo e 36 de porcentagem de influência atmosférica e 37 mapas da porcentagem de cobertura de nuvens. Serão elaborados quatro artigos científicos e uma publicação seriada.

Responsável:
Angelo Mendes Massignam

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/07/2018 00:00:00
Fim previsto: 30/06/2020 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Angelo Mendes Massignam Ciram - Núcleo Administrativo
Kleber Trabaquini Ciram - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Luiz Fernando de Novaes Vianna Ciram - Zoneamento Ambiental
Wilian da Silva Ricce Ciram - Zoneamento Ambiental