EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:23/09 Fim:22/12
primavera1.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Hidrodinâmica e dispersão de contaminantes na baía da Ilha de Santa Catarina e seus efeitos nos cultivos de moluscos
Hidrodinâmica no cultivo de moluscos
Código: 6313903

Problema:
A produção no Estado de Santa Catarina concentra-se nas baías Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina, nos seguintes municípios: Florianópolis, São José, Governador Celso Ramos, Biguaçu e Palhoça. A produção de moluscos altera o padrão hidrodinâmico e biológico das áreas circundantes. Cria uma barreira física na coluna de água que impede o fluxo de matéria orgânica e restringe sua disponibilidade para filtrar animais. A aquicultura de moluscos também dispersa e deposita fezes e pseudofáceas no fundo do mar (Weise et al., 2009). Quantidades significativas de fezes e pseudofebras (biodepósitos) são geradas em locais onde são cultivados grandes volumes de moluscos. O material se acumula no fundo do mar abaixo das fazendas de moluscos e altera tanto o sedimento quanto a comunidade bentônica

Objetivos:
Refinamento de modelo hidrodinâmico integrado que permita a simulação do efeito dos aportes hídricos nos cultivos e desenvolvimento de modelo para previsão dos efeitos dos cultivos na qualidade de água das baías da Ilha de SC.

Metodologia:
O desenvolvimento da pesquisa envolve o emprego de diferentes materiais, métodos e escalas de atuação. O projeto será desenvolvido na porção protegida das baías da Ilha de Santa Catarina, localizada no Estado de Santa Catarina. O detalhamento esta apresentado no projeto em anexo.

Resultados esperados:
Espera-se obter uma maior conhecimento para subsidiar estudos sobre a produção de moluscos nas baías da Ilha de Santa Catarina. A relação entre a produção de moluscos a geração de fezes e pseudofezes e seu comportamento nas baías poderá ser melhor compreendido. O estudo servirá de base para direcionar esforços futuros para o entendimento dos impactos da produção de moluscos e a capacidade suporte das baías.

Responsável:
Luis Hamilton Pospissil Garbossa

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/10/2018 00:00:00
Fim previsto: 01/06/2020 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Argeu Vanz Ciram - Oceanografia e Monitoramento Costeiro
Felipe Matarazzo Suplicy Cedap - Equipe Técnica
Luis Hamilton Pospissil Garbossa Ciram - Oceanografia e Monitoramento Costeiro
Robson Ventura de Souza Cedap - Equipe Técnica