EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera3.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Avaliação de índices para quantificação de estiagens e secas no estado de Santa Catarina
Índices de seca para SC
Código: 6311263

Problema:
O uso de índices de seca, associados a imagens de satélite, pode auxiliar na estimativa dos prejuízos causados por estiagens e secas no Estado de Santa Catarina e no planejamento e tomada de decisão quanto à mitigação dos seus efeitos. Vários índices vêm sendo utilizados em diversas regiões do mundo, fazendo-se necessária a avaliação daqueles que melhor caracterizarão os eventos no Estado. Por fim, a definição de metodologias que melhor definam os períodos de estiagens e secas no Estado será importante complemento aos monitoramentos climáticos já executados pelo CIRAM (http://ciram.epagri.sc.gov.br/).

Objetivos:
O objetivo geral deste projeto é avaliar metodologias para cálculo de índices de seca e definir as mais adequadas para monitoramento de estiagens no estado de Santa Catarina. Os objetivos específicos são: levantar metodologias de cálculo de índices de seca propostos na literatura mundial com possibilidade para monitoramento de estiagens e secas e validá-las com base em banco de dados consolidado de precipitação; e avaliar o uso de imagens de satélite para monitoramento e delimitação de regiões afetadas por estiagens e secas e definir metodologia de monitoramento.

Metodologia:
A partir da base de dados de precipitação consolidada para o Estado, serão gerados valores decendiais, mensais e anuais de precipitação por estação meteorológica e pluviométrica. Com esses valores, serão calculadas as médias históricas e os desvios de precipitação para avaliação inicial de períodos com déficit hídrico. Serão calculados os números de dias de chuva e a probabilidade de ocorrência com base nas séries históricas. Serão calculados os índices meteorológicos SPI, Palmer, ETM/ETP e DI e os índices agrometeorológicos CMI, condições de satisfação hídrica e de estresse hídrico da cultura e o de desenvolvimento da cultura. Com base nas imagens MODIS, serão avaliados o comportamento dos índices de vegetação NDVI e EVI em períodos de seca para delimitação das regiões com danos. Por fim, será estabelecida a metodologia que melhor define os períodos de déficit hídrico com base nos resultados gerados, tendo em vista seu uso para estimar estes fenômenos para Santa Catarina.

Resultados esperados:
Os resultados esperados são: cálculo dos índices de seca com base no banco de dados de precipitação para o Estado; definição do uso de imagens de satélite para monitoramento e delimitação de regiões afetadas por déficit hídrico; definição de metodologia de monitoramento de déficit hídrico para o estado; apresentação de trabalhos no XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia; elaboração de artigos para a Revista Agropecuária Catarinense e outro periódico nacional.

Responsável:
Wilian da Silva Ricce

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 18/11/2014 00:00:00
Fim previsto: 17/11/2017 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Angelo Mendes Massignam CIRAM - Zoneamento Agrícola
Cristina Pandolfo CIRAM - Zoneamento Agrícola
Guilherme Xavier de Miranda Jr. CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Hugo Jose Braga CIRAM
Kleber Trabaquini CIRAM - Geoprocessamento
Luiz Fernando de Novaes Vianna CIRAM - Geoprocessamento
Wilian da Silva Ricce CIRAM - Zoneamento Agrícola